Amparo 60 apresenta “Que tontos, que loucos?” na ART.PE

Saiba mais

A Amparo 60 participa da quarta edição da ART.PE, que ocorre de 8 a 12 de outubro de 2025, no Recife Expo Center. A galeria integra o evento desde a sua primeira edição, em 2022, e neste ano apresenta o recorte curatorial “Que Tontos, Que Loucos”, concebido por Aslan Cabral.

A proposta toma como ponto de partida um verso popular — “torto de desejo e rasgado de contradição” —, inspirado em um hino local, versão de Kelvin Duran para um sucesso da Banda Aventura. “Que tontos, que loucos” reflete sobre a convivência com as expectativas sociais, enquanto a arte atua como uma força que direciona para o que verdadeiramente move o indivíduo.

”Esse hit não nos oferece apenas uma trilha sonora envolvente, mas um espelho filosófico de como seguimos, muitas vezes, convivendo com aquilo que é esperado de nós, enquanto o pensamento e a arte nos fazem dançar na direção ao que realmente nos move”, pontua o curador.

Sob essa perspectiva está um olhar de reconhecimento da trajetória da própria galeria, que há 27 anos atua ativamente no cenário da arte contemporânea do estado. “Que tontos, que loucos” reafirma o pioneirismo e a importância da Amparo 60, apresentando trabalhos de artistas de seu casting e de alguns convidados especiais – Ana Neves, Bajado, Clara Moreira, Diogum, Fefa Lins, Guia Comum do Recife, José Barbosa, José Patrício, Lourival Cuquinha, Marlan Cotrim, Marcelo Silveira, Tania Carneiro Leão, Paulo Bruscky, Kiosque do Wilson.

 

O RECIFE

Entre as obras expostas no estande, a Amparo 60 exibe uma fotografia emblemática do Kiosque do Wilson, projeto do fotógrafo autodidata Wilson Carneiro da Cunha que operou na Rua Nova entre 1953 e 1983. A imagem, a mesma que estampa o cartaz do filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, integra a mostra como um convite para refletir sobre a memória urbana do Recife.

Dentro dessa ideia foi concretizada a parceria com o Guia Comum do Centro do Recife, projeto da artista Bruna Rafaella que celebra dez anos. O guia, uma publicação artística que mapeia locais de resistência e memória no centro da cidade, estará disponível no estande da galeria, onde o público poderá conferir a obra e adquirir os últimos exemplares de sua primeira edição.

Para concretizar essa colaboração, a Amparo 60 realiza um passeio gratuito conduzido por Bruna Rafaella na sexta-feira (10/10). O percurso a pé, inspirado no mapeamento do Guia Comum, parte do bairro da Boa Vista e segue até São José. Com vagas limitadas, a caminhada é uma extensão da proposta do guia, incentivando um olhar sensível e crítico sobre a paisagem urbana do Recife. A parceria marca também o início da campanha de financiamento para uma nova edição do guia.

Celebrando essa trajetória da galeria, que nasceu em Olinda e se consolidou no Recife, a galeria passa a ser, a partir desta edição da ART.PE, um centro onde os visitantes poderão carimbar o seu Passaporte Pernambuco, ação da Empetur que visa estimular os turistas a visitarem pontos e equipamentos culturais espalhado em todo o estado.

Fonte: Revista Continente

Compartilhar

Leia também

Ver todas

26/11/25

Marlan Cotrim faz sua primeira individual no Recife

Ler notícia

08/10/25

Amparo 60 apresenta “Que tontos, que loucos?” na ART.PE

Ler notícia

06/08/25

Amparo 60 e Garrido em parceria inédita

Ler notícia