
25/06/25
A memória e sua construção a partir de fragmentos. É sobre essa reflexão que o artista Marcelo Silveira se debruça na exposição “Sobre Alegria e Esquecimento”, que ocupa, a partir desta terça-feira (10), a Galeria Amparo 60, no bairro de Boa Viagem, no Recife.
A abertura será a partir das 19h. Já a visitação começa amanhã e segue até 11 de novembro.
Nas intervenções, o artista – por meio de colagens – recria mundos e possibilidades. Para isso, Marcelo Silveira explorou um coleção com cerca de cinco mil fotografias de formandos das décadas de 1920 a 1940, coletados ao longo de dez anos em álbuns vasculhados em mercados de pulgas, leilões e antiquários.
As fotografias em preto e branco e sépia foram deslocadas e limpas e, depois, recortadas e coladas sobre um papel.
“Tudo começa da minha observação sobre o que leva uma pessoa a fazer uma caixa de retrato ou um álbum de fotografias. Eles têm proximidades, mas guardam particularidades. Os álbuns de fotografias têm outro propósito de existir, diferente das caixas, eles seguem regras, a cada década uma forma de organizar e dispor as fotos. Caixas de retratos guardam aquilo que foi encontrado, recolhido, todo mundo tem uma caixa, na qual não há muitas regras, é um lugar de mais intimidade. O álbum já se relaciona com o outro”, explica o artista.
Serviços:
Exposição “Sobre Alegria e o Esquecimento”
Curadoria: Walter Arcela
Quando: hoje, às 19h
Visitação de 11 de outubro a 11 de novembro- segunda a sexta, das 10h às 19h e sábados das 10h às 15h, com agendamento prévio.
Onde: Galeria Amparo 60 -rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem, Recife, 3º andar
Entrada gratuita
Fonte: Folha PE
25/06/25
02/04/25
19/02/25