Cássio Vasconcellos

Cássio Campos Vasconcellos (São Paulo, SP, 1965) – Iniciou sua trajetória na fotografia em 1981, na escola Imagem-Ação. Seus trabalhos já foram exibidos mais de 200 vezes em 20 países, além de integrar o seleto grupo do livro “The World Atlas of Street Photography”, publicado pela Thames & Hudson, Inglaterra, e pela Yale University Press, U.S.A. e que traz a série “Noturnos São Paulo”.

Ele começou sua carreira trabalhando em projetos pessoais e fazendo exposições. Nos últimos anos, o artista apresentou “Coletivos”, no Today Art Museum (TAM), Pequim, China (2013); “Itinerant Languages of Photography”, Princeton University Art Museum, Princeton, New Jersey, Estados Unidos (2013); e “O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia”, Maison Européenne de La Photographie, Paris, França (2012).

Como fotojornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, em 1988. Ele também viveu em Nova Iorque em 1984-85 e em Paris, em 1989, atuando como freelancer e em 2003 desenvolvendo um ensaio fotográfico sobre a cidade. Em 1990, trabalhou no estúdio da DPZ Propaganda.

Cássio Vasconcellos publicou livros como: Brasil Visto do Céu, (Editora Brasileira, 2017), Aeroporto (2015), Aéreas do Brasil (BEI, 2014), Panorâmicas (DBA, 2012), Aéreas (Terra Virgem Editora, 2010) e Noturnos São Paulo (2002). Ganhou vários prêmios como o Conrado Wessel de Arte (2011), Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA – 2002), pela melhor exposição do ano com a mostra “Noturnos São Paulo”; Prêmio Porto Seguro de Fotografia, (2001); e Fundação Nacional de Arte (Funarte) (1995). E suas imagens fazem parte de diversas coleções no Brasil e no exterior, como o MASP – Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, Brasil), Bibliothèque Nationale (Paris, França) e Museum of Fine Arts (Houston, Estados Unidos).

Exposições individuais:
Dríades e Faunos, Galeria Nara Roesler (Rio de Janeiro, Brasil, 2020)
A Picturesque Voyage Through Brazil, GADCOLLECTION gallery (Paris, France, 2020)
Collectives, St Georges’s Gate (Castle of Ioannina), Photometria Festival (Ioannina, Grécia, 2019
Viagem Pitoresca pelo Brasil, Belmond Copacabana Palace Hotel (Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2018)
Viagem Pitoresca pelo Brasil, Galeria dotART (Belo Horizonte, Brasil. Curadoria: Wilson Lazaro, 2016)
Navios, Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos, SP, Brasil. Curadoria: Horacio Fernández, 2016)
Viagem Pitoresca pelo Brasil, Galeria Mario Cohen – Pequena Galeria 18 (São Paulo, Brasil, 2015)
Aéreas do Brasil, Paço das Artes (São Paulo, Brasil, 2014)
Coletivos, Today Art Museum (TAM) (Pequim, China, 2013)
Coletivos, Art + Shanghai Gallery (Shanghai, China, 2013)
Panoramas del Paisaje, Fotográfica Bogotá 2013 (Bogotá, Colômbia, 2013)
Polaroid NOTURNOS, Galeria Mario Cohen (Pequena Galeria 18) (Rio de Janeiro, Brasil, 2013)
Nocturnos de São Paulo, Instituto Cultural Brasil Venezuela, Curadoria: Anne Louyot (Caracas, Venezuela, 2012)
Correspondências Visuais, com Marcelo Brodsky, Galeria Zipper (São Paulo, Brasil, 2011)
Correspondências Visuais, com Marcelo Brodsky e Tiago Santana, Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza, Brasil, 2011)
Noturnos, Portfólio Escola de Fotografia (Curitiba, Paraná , Brasil, 2011)
Noturnos, Prédio Central dos Correios, Curadoria: Christian Caujoulle, São Paulo, Brasil. (2010)
Coletivo, MIS (São Paulo, Brasil., 2008
Arquitectura Noturna, Galeria Patricia Ready (Santiago, Chile, 2008)
Noturnos, FotoRio, Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro, Brasil, 2007)
São Paulo, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil
Noturnos, Galeria Lurixs, Rio de Janeiro, Brasil
Noturnos, Galeria Casa da Imagem, Curitiba, Brasil
Nocturnos São Paulo, Galeria El Ojo Ajeno, Lima, Peru (2005)
Noturnos-Metrópoles, Núcleo VIVO de Arte, Daslu, Curadoria: Andrea Pereira e Eduardo Brandão (São Paulo, Brasil, 2005)
Nocturnes, São Paulo, FNAC Ternes (Paris, França, 2005)
Nocturnes, São Paulo, FNAC Toulouse (Toulouse, França, 2005)
Nocturnes, São Paulo e Panoramas, TRANSITION(S) la Feuille de Route, Festival de Photographie & Image à Biarritz, (França, 2005)
Nocturnos, San Pablo, Fotogaleria del Teatro San Martin (Buenos Aires, Argentina, 2004)
El juego de la mirada, Galeria MAS ART (Barcelona, Espanha, 2004)
Noturnos São Paulo/Paris, FOTOARTE 2004, Embaixada da França (Brasília, Brasil, 2004)
Architectures Nocturnes, Galerie Cedille, Paris, França (2003)
Noturnos São Paulo, Galeria do Museu da UFRGS (Porto Alegre, Brasil, 2003)
Noturnos São Paulo, Galeria Vermelho, Curadoria: Eduardo Brandão (São Paulo, Brasil, 2002)
Panorâmicas, XI Encuentros Abiertos de Fotografía (Buenos Aires, Argentina, 2000)
Panorâmicas, III Mes de Fotografía Latino-Americana (La Plata, Argentina, 2000)
Panorâmicas, IV Semana de Fotografia de Ribeirão Preto (Brasil, 2000)
Panorâmicas, II Semana Fernando Furlanetto de Fotografia, Curadoria: Fritz, (São João da Boa Vista, Brasil, 1999)
Panorâmicas, II Bienal de Fotografia de Curitiba (Curitiba, Brasil, 1998)
Panorâmicas, Galeria Camargo Villaça (São Paulo, Brasil, 1997)
Panoramas, Photographs do Not Bend Gallery (Dallas, Estados Unidos, 1997)
Paisagens Marinhas, Museu da República (Rio de Janeiro, Brasil, 1995)
Pinceladas Luminosas, Fundação Franklin Cascais, I Semana de Fotografia de Florianópolis (Florianópolis, Brasil, 1995)
Paisagens Marinhas, MIS (São Paulo, Brasil, 1994)
Pinceladas de Luz, Galeria UFF, Niterói e IBAC/FUNARTE, Curadoria : Ângela Magalhães e Nadja Peregrino (Rio de Janeiro, Brasil, 1993)
Paisagens, Museu Municipal de Arte (Curitiba, Brasil, 1991)
Galeria Alliance Française (São Paulo, Brasil, 1989)
II Semana Campo-grandense de Fotografia (Campo Grande, Brasil, 1988)
Galeria FotoEspácio, Centro Cultural de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina, 1987)
Galeria Fotoptica, Curadoria: Rosely Nakagawa (São Paulo, Brasil, 1986)
Casa de las Américas (Havana, Cuba, 1984)
Pequenos Retratos da Rua Augusta, com Paul Peter Constantinides, MASP (São Paulo, Brasil, 1983)
Paisagem Útil, com Paul Peter Constantinides e Paulo Peltier, Centro Cultural São Paulo (São Paulo, Brasil/ 1983)
Paisagem Útil, com Paul Peter Constantinides e Paulo Peltier, MAM (Rio de Janeiro, Brasil, 1983)