
Mostra Acervo por Diogo Viana e Cecília Lemos
13 artistas
23/05/25 13/06/25
José Guedes
Data
12/06/04 12/07/04
Artista
José Guedes
Sobre Pintura, mostra um recorte na tentativa de apreender as possibilidades de expansão das questões da pintura que nesse caso, se estendem também à fotografia. As pinturas, sem título, sobre chapas de alumínio, que tem o circulo como forma ou as formas derivadas do círculo, são sucessões de camadas de cores distintas que deixam nas bordas o registro das tintas aplicadas anteriormente. Todas as cores aplicadas vão induzindo a uma cor final, que pode ser também, essa cor, apenas um estágio num processo infinito.
A série Mercados Populares, iniciada em 1997, coloca a imagem em preto e branco, de mercados populares de várias cidades do mundo, sobrepondo numa mesma chapa de alumínio, uma pintura monocromática de mesma dimensão. A cor, vibrante, neutraliza a tendência natural da visão de se direcionar a fotografia, imagem decodificada do mundo real. Num segundo estágio da observação, torna-se possível perceber diferenças culturais a partir de um mesmo enquadramento fotográfico de produtos populares expostos à venda em várias partes do mundo.
Por fim, a série Reconstruções, consiste num recorte fotográfico de poças d’agua das ruas de Fortaleza, que refletem os prédios da cidade. As fotos são invertidas e aquilo que é virtual, ou refletido, assume uma posição real. Essa inversão elimina os vínculos com uma fotografia documental, descritiva, e cria um novo equilíbrio na imagem, que se fundamenta em elementos puramente pictóricos como luz, cor, textura , elementos esses que há muito passaram a contaminar outras categorias de arte que por sua vez, cada vez mais, vem perdendo nitidez.
Texto de José Guedes